01. Competência Intelectual

Competência Intelectual é a capacidade de raciocinar e aprender.

Está aí o grande ativo de qualquer pessoa. A capacidade intelectual. Em tempos onde o conhecimento é algo muito importante a sua capacidade intelectual faz toda a diferença no que você faz, e consequentemente no quanto você produz e ganha.

Como construir uma competência intelectual?

Você precisa acima de tudo ter disposição para aprender. Buscar aprender tudo possível para agregar conhecimento, e cada vez que agrega mais conhecimento, mais competente intelectualmente se torna.

Quando olhamos para uma pessoa que atingiu um nível de carreira que eu tenho pretensão de atingir, provavelmente essa pessoa tem uma capacidade intelectual que eu não tenho. Uma capacidade que a permite estar em um nível que eu desejaria.

A grande pergunta é a seguinte: “O que eu devo fazer para chegar a esse nível?”

Provavelmente a resposta vai estar em agregar conhecimento, se tornar mais capaz intelectualmente.

Outra pergunta: “Por qual motivo você acessa as mídias sociais e passa a seguir uma pessoa por causa do que ela fala? Por qual motivo nos deslocamos de nossas casas para ouvir uma pessoa?”

A resposta é porque essa pessoa conseguiu tem uma competência intelectual que chama a sua atenção. Te faz crescer, ela divide com você um pouco da competência intelectual que ela tem com você e isso te ajuda. Esse é o ativo do momento.

Outra situação: “Você pega um livro, e se sente atraído pelo título. Quando você olha o autor. Pronto! Pega e leva para casa.” Porque? A mesma resposta, a competência intelectual do autor te fez levar o livro, pois você sabe que vai crescer com aquele conteúdo e vai se tornar mais competente.

Isso vale para as nossas profissões. Quanto mais competência intelectual em nossas profissões, mais bem-sucedidos seremos. Isso é inevitável. Quando mais competente intelectualmente, mais competente no seu trabalho e mais valorizado você será.

E esse ponto é de fundamental importância para os palestrantes e pregadores. Quanto mais conhecimento, mais rica será a sua palestra e pregação. Mais as pessoas vão desejar te ouvir. Porque você vai agregar na vida do outro e vai ganhar cada vez mais status de autoridade em determinado assunto.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *